Alimentação para cães: Tudo o que você precisa saber




Entre as principais preocupações de donos de cães, talvez a maior seja o cuidado com a alimentação do pet. Existem muitos mitos e informações desencontradas baseadas apenas em experiências próprias, porém cada animal tem sua particularidade e é preciso entender bem a relação de tudo que é oferecido ao cão.

Nesta seção vamos descrever as melhores opções de dietas, rações secas e úmidas, alimentos naturais e todos os cuidados para as variadas faixas etárias de cada animal. Após essa breve explicação, apresentamos o dossiêalimentação para cães: Tudo o que você precisa saber. Confira!

Alimentação para cães: Tudo o que você precisa saber

É importante ressaltar que cada tópico abordado aqui é destrinchado em outro texto com mais especificações sobre cada assunto. Para acessar essas informações é só clicar no subtítulo de seu interesse ou indicações no texto para ser redirecionado para a nova página.

Alimentos tóxicos para cães: Descubra quais são e proteja seu cão!

Apesar da adaptabilidade que os cães têm para se alimentar, por serem animais onívoros, não são todos os alimentos que são permitidos na dieta de seu animal. Após pesquisar em diversas fontes literárias, listamos aqui os alimentos tóxicos para cães:

  • Chocolate
  • Cebola
  • Alho
  • Pimenta
  • Abacate
  • Carambola
  • Batata
  • Uvas e Passas
  • Macadâmia

Para saber a lista completa de alimentos tóxicos para cães, clique aqui.

Posso dar minha comida ou restos para meu cachorro?

Apesar de ser um hábito comum em muitos lares, é preciso estar atento ao que é ofertado como alimentação ao cão. Por mais que seja complicado resistir aos pedidos, é necessário saber o que o animal pode ou não consumir. Caso contrário, ao invés de agradar, você pode estar intoxicando o seu pet.

Tudo depende daquilo que você está comendo. É necessário que você saiba da lista de todos os alimentos que são seguros para alimentação dos cães. Confira aqui a lista de “petiscos” que você não pode dar ao seu bichinho.

Quais verduras e legumes cachorros podem comer?

Quando pensamos em alimentação saudável, nos vêm à cabeça uma porção de legumes e verduras, além de outros componentes para manter uma dieta equilibrada. Porém, nosso organismo funciona de maneira bastante diferente ao dos cães. Ou seja, nem tudo aquilo que consumimos fará bem aos nossos pets. Por esse motivo é importante conhecer a lista de legumes e verduras que são proibidos de serem inseridos na dieta dos cães.

Conheça mais sobre os legumes e verduras que cachorros podem comer clicando aqui.

Como escolher a ração ideal para meu cachorro?

Esta é uma pergunta complexa, pois a resposta depende de diversas variáveis. Além do cuidado com a procedência do alimento, da composição nutricional e de elementos externos como conservantes ou repositores protéicos inseridos pelo produtor, também deve-se avaliar as necessidades clínicas ou fisiológicas de seu cachorro.

Pode parecer complicado, mas com um pouco de informação, é possível facilmente escolher a ração ideal para seu cachorro. Confira aqui algumas dicas valiosas para te auxiliar nesse processo.

Quais os tipos de ração para o meu cachorro?

As rações para cachorro são divididas em dois grupos: secas e úmidas. Contudo, ter apenas essa informação não vai te ajudar a inserir uma dieta equilibrada e balanceada para seu animal de estimação. Existem diversas especificidades em torno desses dois grupos que são importantes conhecer para não deixar seu cão com o organismo desregulado.

Saiba um pouco mais nesta matéria, quais são os tipos de ração e como equilibrá-las na alimentação de seu cachorro.

Ração seca ou úmida? Qual devo dar para meu cachorro?

Muitas informações sobre a alimentação canina são desencontradas, pois geralmente são baseadas em experimentações pouco precisas. Como cada animal é diferente, a escolha entre ração seca ou úmida pode variar levando em conta a raça, porte e idade do cachorro. E obviamente, as necessidades nutricionais de cada cachorro será fator determinante em sua escolha.

Para isso comparamos os prós e contras de cada tipo de ração para que você decida se a ração seca ou úmida se enquadra melhor na alimentação de seu pet. Veja aqui!

Qual a diferença entre ração standard, premium e superpremium?

São muitos os fatores que devem ser levados em conta na escolha da ração ideal para seu cão. Além da composição nutricional, procedência e qualidade dos insumos e das necessidades alimentícias de cada animal, o preço costuma interferir no momento da aquisição.

Sabemos que apesar do cenário crítico de nossa economia, é difícil manter alguns padrões de consumo que eram comuns em um passado recente. Porém, a responsabilidade com a alimentação de nossos animais não pode ser deixada de lado.

Afinal, existe tanta diferença entre ração standard, premium e superpremium? Veja essa comparação e tire suas próprias conclusões.

Alimentação natural para cães: O que é e como fazer?

Antigamente vista apenas como uma alternativa nutricional que iam de encontro com as dietas dos donos, a alimentação natural para cães ganhou espaço e inclusive conta com diversas opções inclusive industrializadas.

Por ainda ser cercada de mistérios e dúvidas, resolvemos fazer esse levantamento com os benefícios e as dificuldades para desmistificar esse tipo de dieta para seu cão. Com a expansão do mercado, você verá que algumas medidas são mais simples que você imaginava. Veja aqui como fazer uma dieta baseada em alimentação natural para cães.

Sentiu falta de algum tópico sobre a alimentação para cães? Deixe um comentário com dúvidas e sugestões para deixarmos essa seção ainda mais completa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.