Como escolher a ração ideal para meu cachorro?




Esta é uma pergunta complexa, pois a resposta depende de diversas variáveis. Além do cuidado com a procedência do alimento, da composição nutricional e de elementos externos como conservantes ou repositores protéicos inseridos pelo produtor, também deve-se avaliar as necessidades clínicas ou fisiológicas de seu cachorro.

Pode parecer complicado, mas com um pouco de informação, é possível facilmente escolher a ração ideal para seu cachorro. Confira aqui algumas dicas valiosas para te auxiliar nesse processo.

Necessidades Especiais

Após uma consulta ao veterinário, ele dirá se há ou não alguma característica específica que vai determinar a melhor ração, que pode ser uma alimentação baseada em dieta especial para obesidade, ou ração medicamentosa para problemas cardíacos, renais, hipoalergênicas, entre outras.

Se o veterinário não indicar um tipo específico como estes, você pode seguir para o próximo passo.

Idade

Cada idade requer uma alimentação específica para que o desenvolvimento saudável de seu cão, e as faixas etárias são divididas assim:

  • Filhote (de 1 a 12 meses)
  • Adulto (Acima de 1 ano)
  • Sênior (Acima de 7 anos)

Porte

O porte é outra característica a ser considerada na escolha da ração ideal para seu cachorro e é dividido da seguinte maneira:

  • Pequeno (1 a 10kg)
  • Médio (11 a 25kg)
  • Grande (Acima de 25kg)

Raça Específica

Não exite em escolher uma ração específica para a raça de seu cachorro, pois muitas têm necessidades nutricionais que apenas são supridas com as combinações desse tipo de alimentação.

Após anos e anos de estudos, avaliações e exames, profissionais do ramo veterinário identificaram que as raças constantemente apresentam problemas de saúde específicos, como por exemplo, o Labrador tem tendência a desenvolver problemas ósseos e insuficiência renal.

Mas cuidando bem da alimentação de seu animal, esses problemas podem ser amenizados ou talvez nunca cheguem a acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.