Ração seca ou úmida? Qual devo dar para meu cachorro?




Muitas informações sobre a alimentação canina são desencontradas, pois geralmente são baseadas em experimentações pouco precisas. Como cada animal é diferente, a escolha entre ração seca ou úmida pode variar levando em conta a raça, porte e idade do cachorro. E obviamente, as necessidades nutricionais de cada cachorro será fator determinante em sua escolha.

Para isso comparamos os prós e contras de cada tipo de ração para que você decida se a ração seca ou úmida se enquadra melhor na alimentação de seu pet.

Ração Úmida – Prós

A grande vantagem da ração úmida é mais agradável ao paladar, tanto que é a predileta dos cães. Um fator também bastante importante é a quantidade de líquido que vem na ração. Em lugares muito quentes, a ração com mais líquido ajuda a evitar problemas renais, assim como ajudar cães que consomem pouca água.

Ração Úmida – Contras

A principal desvantagem está no período que ela pode ficar exposta no pote de comida, pois gera acúmulo de moscas e estraga com mais rapidez. Além disso, costuma gerar problemas dentais após consumo excessivo. É importante notar a quantidade de sódio contida nesse produto.

Ração Seca – Prós

É uma opção mais em conta e tem maior prazo de validade exposta no ambiente, danda mais autonomia ao cão e ao dono. Uma grande vantagem da ração seca é fazer a limpeza dos dentes do animal, evitando problemas como o tártaro.

Ração Seca – Contras

O principal problema desse tipo de ração está na dificuldade digestiva gerada por má mastigação. Isso atinge animais idosos ou muito afoitos, é importante observar a maneira que seu cão se comporta durante a ingestão da ração seca.

Agora que apresentamos os prós e contras das rações úmidas e secas, fica mais fácil para definir aquela que se encaixa melhor nas especificidades de seu cão. Lembre-se de sempre procurar o veterinário de sua confiança para informações complementares para cada uma das rações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.